José Alberto Damas

BIBLIOGRAFIA

José Alberto Damas

Natural de Cerejo, concelho de Pinhel, viveu e trabalhou em sítios de que guarda boa memória. Mora e trabalha em Penafiel.

Habilitações académicas

Licenciatura em Filosofia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - 1979 (FLUL); Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Universidade Portucalense, Porto – 1996); pós-graduação em Hermenêutica do Texto Filosófico (FLUL – 1986); pós-graduação em Mente, Cérebro e Educação (Universidade Católica Portuguesa – 2016).

Actividade profissional e académica 

- É professor de Filosofia no ensino secundário e foi professor na Universidade Portucalense em cursos de licenciatura, de pós-gradução e de mestrado na área da educação. Apresentou comunicações em congressos nacionais e internacionais sobre educação e filosofia da educação; 

- Fez a revisão da colecção Descobrir a Filosofia, sessenta volumes monográficos dos mais importantes filósofos da filosofia ocidental.

Publicações

De âmbito académico é autor do livro A educação como comunicação normativa (1997, Universidade Portucalense, Porto) e de artigos sobre educação e filosofia da educação, publicados em edições académicas.

De âmbito não académico é autor de Quando os olhos se fecham (2015, Letras e Coisas, Porto) e de Manhã de outono (2017, Letras e Coisas, Porto). 

image1