Ivo Rafael Silva

BIBLIOGRAFIA

Nasceu em Recarei, Paredes, a 4 de Outubro de 1983. É licenciado em Assessoria e Tradução e mestre em Tradução e Interpretação Especializadas. É investigador do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-IPP.


Obras publicadas:

- Villa Recaredi: Estudo Histórico e Etnográfico da Freguesia e Paróquia de Recarei. Junta de Freguesia de Recarei, 2008. [coordenador e co-autor]

- Recarei e o Sacerdócio. Paróquia de Recarei, 2010. [coordenador e co-autor]

- Crónicas Recaredenses: Subsídios para História de Recarei. Ed. Autor, 2013. [autor]

- Paredenses na Grande Guerra 1914-1918. Câmara Municipal de Paredes/CEI-ISCAP, 2017. [autor]

Artigos em publicações científicas:

- "A Língua do «Pas Compris»: O «Desenrascanço» Linguístico dos Portugueses nas Trincheiras da Grande Guerra" in E-REI, E-Revista de Estudos Interculturais do CEI/ISCAP, Maio de 2015.

- "Tradução e historiografia portuguesa: Reflexões para-tradutivas sobre a Narrativa da Expedição a Portugal" in Entre Centros e Margens: Textos e práticas das novas interculturas, Porto: Edições Afrontamento, Setembro de 2013.

- "Traduzir em Portugal durante o Estado Novo" (Recensão Crítica) in E-REI, E-Revista de Estudos Interculturais do CEI/ISCAP, Junho de 2013.

- "Orgulho e Preconceito: A visão de um «vitoriano» acerca de Portugal e dos Portugueses" in POLISSEMA (nº12), Revista de Letras do ISCAP, Novembro de 2012.

image45