Donzília Martins

BIBLIOGRAFIA

Donzília da Conceição Ribeiro Martins nasceu em Murça no dia 25 de Setembro de 1942. 


Reside em Paredes desde 1969.


Fez os seus estudos no Colégio Moderno de S. José em Vila Real. Em Outubro de 1962 ingressou na Escola do Magistério Primário da mesma cidade, tendo-se formado professora do ensino Básico em 1964.

Após alguns anos no ensino básico, entra na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, terminando o curso de História em Julho de 1979.

Durante todo o seu percurso vai-se dedicando às letras. 


Em 1991 publica o seu primeiro livro de poemas “Lágrimas e Sorrisos em Sonhos de Vida”.


Em 2003 é publicado, pela Fundação A Lord, o livro “O Mercado Feira de Lordelo - Subsídios para a sua História”, trabalho resultante de um ano de investigação sobre a cidade de Lordelo, nos Arquivos da Câmara Municipal de Paredes.


Em 2004 publica o segundo livro de poesia “Lírios do Campo”, que considera o seu livro mais intimista e biográfico.


Em 2006 sai o seu terceiro livro de poemas “Quando o Teu Olhar “ em cuja capa retracta os olhos das suas netas.


Em 2007 publicou o seu primeiro livro de contos “Um País Na Janela do Meu Nome” onde revisita as saudades e as vivências da infância.


Em Abril de 2008 publicou o seu primeiro livro infanto-juvenil “História do Zé Luís o Menino Petiz”, numa homenagem ao seu pai.

Em Março de 2009 publica o 2º livro infanto-juvenil “Sonhos de Encantar - sete histórias para imaginar”com sete contos feitos da realidade quotidiana da autora, com ilustrações de uma pintora naif, brasileira, de renome internacional.


Em Abril de 2010 edita o 3º livro infanto-juvenil “O Grilo e o Passarinho”,cuja ilustração esteve também a cargo da mesma pintora naif Constância Nery.

Em Maio de 2011, editou um novo livro de crónicas, vivências da cidade da Póvoa de Varzim, “Divagações à Flor da Alma e do Mar”. 

Em Novembro de 2013 publica novo livro infanto-juvenil: O RATINHO O MILHO E A FLOR DO VENTO” 


Em Agosto de 2015 publicou a sua 11ª obra intitulada “ESPOLIO DE SAUDADE” onde relata a reconstrução da casa onde nasceu, a sua terra MURÇA e a sua infância. 


Em Maio de 2017 publica um livro de contos e poemas premiados em homenagem ao seu marido recentemente falecido: “HOJE ÀS SETE DA MANHÃ

Em março de 2018 edita o 13º livro de prosa e poesia: “NO ARQUIVO DA MEMÓRIA


É sócia da Associação de Escritores Artista e Jornalistas do Vale do Sousa desde 1994.

Foi sócia fundadora da União dos Escritores e Artistas de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2002.

Foi sócia da Cooperativa dos Criativos Produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro desde a sua fundação em 2003.

É sócia da Casa Regional dos Transmontanos e Alto Durienses do Porto, tendo feito parte do Conselho Fiscal.

Participou em todas as Colectâneas de autores do Vale do Sousa, “O Encontr´Artes” da responsabilidade da Câmara Municipal de Paredes, desde 1993 a 2004.

Praticou o jornalismo com carácter regular e permanente no jornal “O Progresso de Paredes”desde1994 a 2007.

Colabora ainda e com carácter permanente, na Revista “Presença” de “A Lord”, anual.

Foi consultora Pedagógica durante três anos da Areal Editores”.

Teve uma crónica semanal, às terças-feiras, na Rádio de Penafiel desde 2006 até 2010.

Foi co-autora do livro de contos, Nº 1, “Folium”, do Arquivo Municipal de Penafiel em 2007.

Está incluída no segundo Volume do “Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses” de 2001, e escreveu a Síntese Monográfica do Concelho de Murça para o terceiro volume da mesma obra.

Foi seleccionada para os I, II, III, IV, VI, e VII volumes das Antologias “Poetas de Sempre” do Dr. Barroso da Fonte, editor da maioria dos seus livros.

Em 18 de Julho de 2005 foi homenageada pela Câmara Municipal de Paredes com a placa de “Honra e Mérito - Paredes Reconhece”.

Ganhou alguns 1ºs, 2ºs e 3ºs prémios e algumas dezenas de menções honrosas.

No ano de 2012 foi selecionada entre cem concorrentes para a coletânea “O Retângulo” da Editora Alfarroba. Também selecionada para “Lugares e Palavras de Natal” da Editora Lugar da Palavra; Coletânea de Prosa e Poesia da editora Mosaico de Palavras, e Boletim de poesia Lavra. Em 2011 foi convidada para integrar um leque de 75 autores transmontanos para e edição da obra “Trás-os-Montes e Alto Douro- mosaico de ciência e cultura” coordenada por António Neto e Doutor Armando Palavras.

Foi sócia da Associação Portuguesa de Escritores desde 2007 a 2012.

Em 29 de Maio de 2008 o seu livro “Um País Na Janela Do Meu Nome” foi seleccionado pela catedrática Doutora Assunção Morais Monteiro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para apresentação e debate no “XI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação”, subordinado ao tema: Trás-os-Montes e Alto Douro em Contos/ Memória de Donzília Martins, sendo incluído na Revista de Letras da UTAD nº7 Serie II Dezembro 2008. 

No âmbito das comemorações dos quinhentos anos da Misericórdia de Penafiel, Março de 2009, foi convidada para integrar um grupo de escritores a fim de publicarem um livro comemorando a data, cujos textos versariam um conto sobre as Misericórdias.


Durante o ano de 2010 foi contemplada com duas menções honrosas e um 1º prémio em poesia, no Algarve; um 3º prémio em Contos, na Murtosa; em 2011 com duas menções honrosas em conto em Avis, num universo de 670 trabalhos e outra menção honrosa em Almeirim em quadra. Tem cerca de cinco dezenas de prémios literários, incluindo primeiros, segundos e terceiros prémios e varias menções honrosas já no ano de 2014. 


É sócia fundadora da Associação dos Amigos da Biblioteca de Penafiel, fazendo parte dos corpos directivos como 1ª secretária, Janeiro 2011 e Vice- presidente da Assembleia Geral em 2013.

Prefaciou várias obras. É convidada frequentemente para apresentações de livros, tertúlias poéticas e outros eventos culturais.


Foi professora de literatura na Universidade Sénior de Paredes nos anos de 2010 e 2011. E no ano de 2018.

.Em 2016 somou mais Prémios literários a salientar:

2º premio e Menção honrosa na modalidade “Conto” em  Avis- Maio 2016

2º premio e Menção com distinção, na modalidade “Conto” em Ourém.

2º prémio  na modalidade “Carta” em Ourém.

Menção honrosa e Menção especial na modalidade “Quadra” em Ourém.

E Prémio “Notícias de Ourém” em Ourém.


Em 2017 ganhou 3º premio em Estoi em poesia livre e 1º premio em conto na Fuseta.


No ano de 2017/2018 dá aulas de POESIA e Literatura na Universidade Sénior Rotary Club de Paredes e ganhou o 3º premio em quadras vale do Tamega em nome da  mesma instituição.Neste ano 2018 já ganhou vários prémios: três em Avis; quatro em Monforte;

image21